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ENTREVISTANTREVISTA
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Fundições Hübner completam 20 anos
Fundições Hübner completam 20 anos
esta edição, conversa- Vinte anos depois, a então Hübner (SC). Em 2002, uma nova fundi-
mos com Nelson Ro- Indústria Mecânica adquire uma ção de ferro é comprada na cida-
Nberto Hübner, fundador fundição de ferro em Ponta de de Ponta Grossa, consagran-
do Grupo Hübner, cuja história Grossa (PR) – a Hübner Fundi- do o Grupo Hübner como um
remonta à década de 1980, com a ção – e uma fundição de alumí- dos principais players da indústria
inauguração da Mecânica Hübner, nio – a Hübner Fundição de Alu- de fundição no Brasil.
em Curitiba (PR). mínio, localizada em Blumenau Confira a história completa.
Em 2020, duas das três fundições da Hübner completam 20 anos. O que levou o grupo a investir em fundições
de ferro e alumínio?
Hübner: Inicialmente, a então Mecânica Hübner atuava no setor metalmecânico, produzindo peças com alto
grau de complexidade. Em 1990, a Hübner lançou no mercado de reposição de autopeças a marca AutoLinea,
produzindo inicialmente blocos de motor da linha Mercedes-Benz. Em 1996, após importantes mudanças no
controle acionário da empresa, foi iniciada uma nova fase em seu desenvolvimento, na qual priorizava-se o mer-
cado de reposição. A inserção da empresa no mercado de fundição teve por objetivo tornar-se autossuficiente
em peças brutas de ferro fundido e alumínio, agilizando as entregas ao nosso cliente.
Nesses 20 anos, qual foi o melhor e o pior momento da indústria brasileira de fundição para a empresa?
Hübner: Quando o PIB ultrapassa 2,5% ao ano, dá para dizer que são momentos bons. Nestes últimos 20 anos,
a economia teve altos e baixos, o que é péssimo para a indústria. A Hübner sofreu para superar os momentos
críticos, mas conseguiu, graças a um dinamismo forte e ao trabalho em conjunto de toda a equipe de funcioná-
rios. Acreditamos que o trabalho em equipe foi fundamental para a superação de todos os desafios que tivemos
esses anos, além da premissa básica de que devemos produzir um produto de alto desempenho e ao mais baixo
custo possível, fazendo o melhor uso das ferramentas e materiais que dispomos.
Qual a capacidade instalada das fundições Hübner?
Hübner: Hoje estamos aptos a produzir 2.200 t mensais em ferro fundido e 40 t/mês em alumínio.
Qual o perfil do seu mercado consumidor?
Hübner: A Hübner atende principalmente o mercado automotivo pesado, dentro e fora da estrada. A exporta-
ção é um dos pilares da empresa, sendo a Alemanha um forte parceiro, assim como os Estado Unidos e outros
países que compram para o mercado de reposição. No total, as exportações absorvem 21% da nossa produção.
Em 2016, a Hübner adquiriu uma fundição de ferro na Argentina, na cidade de Tandil. A Hübner Argentina já
está operando?
Hübner: A empresa foi adquirida, mas não a reativamos por uma questão de mercado e custos elevados.
A Hübner tem planos de investir em uma fundição de ferro no Paraguai. Quais motivos impulsionam esse projeto?
Hübner: Trata-se apenas de um projeto, impulsionado em especial pelos custos mais baixos praticados no país, como
energia elétrica, encargos sociais menores, parte fiscal e tributária mais simples e racional. Mas ainda está na fase de estudos.
É notório que a questão qualidade norteia todo o processo de produção dos fundidos Hübner.
Hübner: Sem dúvida primamos pelo acompanhamento e monitoramento de todo o processo, com melhoria contínua.
Somos certificados ISO 9001/2015, IATF 16949/2016 e ISO 14001/2015. Nosso compromisso com o consumidor
final é um dos pilares da empresa. Acreditamos que o nosso esforço só terá valor e contribuirá com a eficiência dese-
jada se atingirmos as necessidades e expectativas de nossos clientes.
24 FMP, FEVEREIRO 2020