Page 24 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ENTREVISTANTREVISTA
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                              Fundições Hübner completam 20 anos
                              Fundições Hübner completam 20 anos


                       esta  edição,  conversa- Vinte anos depois, a então Hübner  (SC). Em 2002, uma nova fundi-
                       mos com  Nelson  Ro- Indústria  Mecânica  adquire  uma  ção de ferro é comprada na cida-
              Nberto  Hübner,  fundador  fundição de ferro em Ponta  de de Ponta Grossa, consagran-
              do Grupo Hübner,  cuja  história  Grossa (PR) – a Hübner Fundi- do o Grupo Hübner como um
              remonta à década de 1980, com a  ção – e uma fundição de alumí- dos principais players da indústria
              inauguração da Mecânica Hübner,  nio – a Hübner Fundição de Alu- de fundição no Brasil.
              em Curitiba (PR).                  mínio,  localizada  em Blumenau   Confira a história completa.

              Em 2020, duas das três fundições da Hübner completam 20 anos. O que levou o grupo a investir em fundições
              de ferro e alumínio?
              Hübner: Inicialmente, a então Mecânica Hübner atuava no setor metalmecânico, produzindo peças com alto
              grau de complexidade. Em 1990, a Hübner lançou no mercado de reposição de autopeças a marca AutoLinea,
              produzindo inicialmente blocos de motor da linha Mercedes-Benz. Em 1996, após importantes mudanças no
              controle acionário da empresa, foi iniciada uma nova fase em seu desenvolvimento, na qual priorizava-se o mer-
              cado de reposição. A inserção da empresa no mercado de fundição teve por objetivo tornar-se autossuficiente
              em peças brutas de ferro fundido e alumínio, agilizando as entregas ao nosso cliente.

              Nesses 20 anos, qual foi o melhor e o pior momento da indústria brasileira de fundição para a empresa?
              Hübner: Quando o PIB ultrapassa 2,5% ao ano, dá para dizer que são momentos bons. Nestes últimos 20 anos,
              a economia teve altos e baixos, o que é péssimo para a indústria. A Hübner sofreu para superar os momentos
              críticos, mas conseguiu, graças a um dinamismo forte e ao trabalho em conjunto de toda a equipe de funcioná-
              rios. Acreditamos que o trabalho em equipe foi fundamental para a superação de todos os desafios que tivemos
              esses anos, além da premissa básica de que devemos produzir um produto de alto desempenho e ao mais baixo
              custo possível, fazendo o melhor uso das ferramentas e materiais que dispomos.

              Qual a capacidade instalada das fundições Hübner?
              Hübner: Hoje estamos aptos a produzir 2.200 t mensais em ferro fundido e 40 t/mês em alumínio.


              Qual o perfil do seu mercado consumidor?
              Hübner: A Hübner atende principalmente o mercado automotivo pesado, dentro e fora da estrada. A exporta-
              ção é um dos pilares da empresa, sendo a Alemanha um forte parceiro, assim como os Estado Unidos e outros
              países que compram para o mercado de reposição. No total, as exportações absorvem 21% da nossa produção.

              Em 2016, a Hübner adquiriu uma fundição de ferro na Argentina, na cidade de Tandil. A Hübner Argentina já
              está operando?
              Hübner: A empresa foi adquirida, mas não a reativamos por uma questão de mercado e custos elevados.

              A Hübner tem planos de investir em uma fundição de ferro no Paraguai. Quais motivos impulsionam esse projeto?
              Hübner: Trata-se apenas de um projeto, impulsionado em especial pelos custos mais baixos praticados no país, como
              energia elétrica, encargos sociais menores, parte fiscal e tributária mais simples e racional. Mas ainda está na fase de estudos.
              É notório que a questão qualidade norteia todo o processo de produção dos fundidos Hübner.
              Hübner: Sem dúvida primamos pelo acompanhamento e monitoramento de todo o processo, com melhoria contínua.
              Somos certificados ISO 9001/2015, IATF 16949/2016 e ISO 14001/2015. Nosso compromisso com o consumidor
              final é um dos pilares da empresa. Acreditamos que o nosso esforço só terá valor e contribuirá com a eficiência dese-
              jada se atingirmos as necessidades e expectativas de nossos clientes.

              24      FMP, FEVEREIRO 2020
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