Page 15 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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desconsiderada, ainda assim indica Consumo O consumo de máquinas e equi-
crescimento da ordem de 3% em pamentos durante o mês de se-
relação a 2017. aparente do tembro ficou praticamente es-
O desempenho das vendas de má- setor é 13% tável, após ter recuado 11% em
quinas e equipamentos mantém-se agosto, em função do encolhi-
acima dos resultados observados superior ao de mento das importações.
em 2017, mas com relação ao pe-
ríodo pré-crise, quando vendia-se, 2017 A aquisição de máquinas fabri-
em média, R$ 11 bilhões, o recuo cadas no país cresceu 15,5%, en-
ainda é de 37%. quanto o consumo aparente acu-
mais isso não deve impedir o setor
É esperado que o último trimestre de encerrar 2018 com crescimento mulado nos nove primeiros meses
do ano seja de queda das vendas das suas vendas ao redor de 7%, do ano aumentou 13% no compa-
em relação ao terceiro trimestre, em relação a 2017. rativo com 2017. g
Setor ferroviário recebe novos investimentos,
mas renovação das concessões ficou para 2019
pesar dos atrasos do go- Essas locomotivas serão locadas à chamado Ferrovia de carga e o futuro
verno federal na renova- VLI Multimodal, para utilização na do Brasil – Propostas da ANTF para o
Ação das concessões, o se- Ferrovia Centro Atlântica. novo governo 2019-2022.
tor ferroviário recebeu um certo Especificamente para a VLI Multi-
“alento” nos últimos meses com modal, o BNDES aprovou dois fi- Neste material, a prioridade são
a liberação de recursos por parte nanciamentos, no total de R$ 124,6 as prorrogações antecipadas
do BNDES. milhões, visando à compra de 178 dos contratos de concessão: “É
No total, a instituição concederá vagões plataforma para a Ferrovia imprescindível que o processo
de prorrogação antecipada dos
R$ 488,5 milhões para empresas do Centro Atlântica e 240 vagões tipo contratos de concessão, ora em
setor, a exemplo da MRS Logística, HFT, para a Ferrovia Norte Sul.
MRC Locação de Equipamentos curso, se conclua até 2019. De
acordo com dados do governo,
Ferroviários e VLI Multimodal. Recursos estão previstos, como contra-
Para a MRS Logística, foram libe- liberados pelo partida, investimentos da ordem
rados R$ 252,4 milhões, que serão de R$ 25 bilhões”.
destinados à compra de 15 locomo- BNDES totalizam Caso essas renovações se concreti-
tivas, revitalização de outras 50 loco- R$ 488,5 milhões zem, as ferrovias poderiam aumen-
motivas e aquisição de 577 vagões. tar para 31% a sua participação
Para a MRC, integrante do gru- Retomando a questão das renova- na matriz de transporte de carga
po Mitsui, o BNDES financiará a ções das concessões, a ANTF – As- até 2025, conforme estimativas da
aquisição de 11 novas locomoti- sociação Nacional dos Transpor- ANTF, o que reduziria em 14% o
vas, no valor de R$ 111,5 milhões. tadores Ferroviários elaborou o custo do frete ferroviário. g
FMP, NOVEMBRO 2018 15