Page 30 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ENTREVISTA
Após perder 50% de seu faturamento na crise,
Altona deve crescer 35% no exercício 2018,
estimando novos incrementos nos próximos anos
“Temos que acreditar no nosso Brasil”
história da Electro Aço domésticos e agrícolas. Em 1933, ção de energia, naval, off shore, petro-
Altona remonta ao iní- o aço é incorporado aos processos lífero, químico e de dragagem.
A cio do século XX, quan- da empresa, dando início à primei- Na década de 1970, a empresa
do o alemão Paul Werner recebe a ra fundição de aço do Estado de transcende fronteiras e começa a
missão de instalar a primeira cen- Santa Catarina. exportar. Atualmente, os seus fun-
tral telefônica da cidade de Blume- A Electro Aço Altona até hoje dedi- didos são embarcados para 25 paí-
nau (SC), onde conhece o ferreiro ca-se à fundição e usinagem de peças ses da Europa, Ásia, África, Améri-
Ersnt Auerbach. em aço e ligas especiais, atendendo ca do Norte e América Latina.
A Auerbach & Werner é fundada os mercados automotivo e de máqui- Para falar sobre a trajetória de su-
cesso da empresa, convidamos Ca-
em 1924, dedicando-se inicial- nas e equipamentos para construção cídio Girardi, presidente da Altona,
mente à fabricação de utensílios e mineração, transporte pesado, gera- para um bate-papo.
A Altona está no mercado há 94 anos. Qual foi o período mais difícil da sua história?
Girardi: Para o setor de fundição, não há período fácil, pois há sempre momentos altos e baixos. Para a Altona,
especificamente, os períodos mais difíceis foram o início dos anos 80, os anos 90 e, mais recentemente, entre
2013 e 2016. No entanto, todos eles foram superados com muito sacrifício e determinação.
Como a Altona lidou com a última crise, mencionada na resposta anterior?
Girardi: Sempre estivemos atentos aos sinais, realizando ações nas adequações orçamentárias. A revisão do or-
çamento era semanal. Ainda assim, estimamos uma perda de 50% no faturamento entre 2013 e 2016.
Qual o perfil do faturamento da Altona, considerando os nichos de mercado atendidos?
Girardi: A Altona atua em diferentes mercados; não dependemos de um único segmento. Procuramos partici-
par até 20% em um setor. Aproveitamos as oportunidades e buscamos desenvolvimento constante.
A Altona exporta para 25 países. Qual percentual da produção da empresa é exportado?
Girardi: A nossa força de vendas está orientada para 50/50, entre mercado interno e externo.
30 FMP, NOVEMBRO 2018