Page 30 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ENTREVISTA







                   Após perder 50% de seu faturamento na crise,

                     Altona deve crescer 35% no exercício 2018,


                estimando novos incrementos nos próximos anos


                          “Temos que acreditar no nosso Brasil”





                  história da Electro Aço  domésticos e agrícolas. Em 1933,  ção de energia, naval, off  shore, petro-
                  Altona  remonta  ao  iní- o aço é incorporado aos processos  lífero, químico e de dragagem.
          A cio do século XX, quan- da empresa, dando início à primei-         Na  década  de  1970,  a  empresa
          do o alemão Paul Werner recebe a  ra fundição de aço do Estado de  transcende  fronteiras  e  começa  a
          missão de instalar a primeira cen- Santa Catarina.                   exportar. Atualmente, os seus fun-
          tral telefônica da cidade de Blume-  A Electro Aço Altona até hoje dedi-  didos são embarcados para 25 paí-
          nau (SC), onde conhece o ferreiro   ca-se à fundição e usinagem de peças   ses da Europa, Ásia, África, Améri-
          Ersnt Auerbach.                   em aço e ligas especiais, atendendo   ca do Norte e América Latina.

          A Auerbach & Werner é fundada  os mercados automotivo e de máqui-    Para falar sobre a trajetória de su-
                                                                               cesso da empresa, convidamos Ca-
          em  1924,  dedicando-se  inicial- nas e equipamentos para construção   cídio Girardi, presidente da Altona,
          mente  à  fabricação  de  utensílios  e mineração, transporte pesado, gera-  para um bate-papo.



          A Altona está no mercado há 94 anos. Qual foi o período mais difícil da sua história?

          Girardi: Para o setor de fundição, não há período fácil, pois há sempre momentos altos e baixos. Para a Altona,
          especificamente, os períodos mais difíceis foram o início dos anos 80, os anos 90 e, mais recentemente, entre
          2013 e 2016. No entanto, todos eles foram superados com muito sacrifício e determinação.



          Como a Altona lidou com a última crise, mencionada na resposta anterior?

          Girardi: Sempre estivemos atentos aos sinais, realizando ações nas adequações orçamentárias. A revisão do or-
          çamento era semanal. Ainda assim, estimamos uma perda de 50% no faturamento entre 2013 e 2016.



          Qual o perfil do faturamento da Altona, considerando os nichos de mercado atendidos?

          Girardi: A Altona atua em diferentes mercados; não dependemos de um único segmento. Procuramos partici-
          par até 20% em um setor. Aproveitamos as oportunidades e buscamos desenvolvimento constante.



          A Altona exporta para 25 países. Qual percentual da produção da empresa é exportado?
          Girardi: A nossa força de vendas está orientada para 50/50, entre mercado interno e externo.


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