Page 32 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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ENTREVISTA








          Qual foi o papel das exportações nos últimos anos
          de crise?

          Girardi:  As  exportações  alavancaram  a  Altona
          em  todos  os  aspectos:  econômico,  tecnológico,
          comercial e ambiental. Aproveitamos o câmbio e
          buscamos internacionalizar a empresa.



          Os números do setor de fundição dão a crise por
          encerrada. O senhor concorda com essa afirmação?
          Girardi: Não. O setor de fundição apresenta baixa
          produtividade e escassez de recursos para investir
          progressivamente.  Hoje  todos  estão  focados  no
          equilíbrio do caixa. O setor de fundição precisa de
          recursos baratos, com carência e prazo longo. Os
          investimentos são de capital intensivo, alto e caro.




          Na sua opinião, quais as principais lições deixadas
          pela crise?
                                                           Cacídio Girardi, presidente da Altona
          Girardi: Na crise, abrem-se oportunidades - novos
          mercados, novos produtos e redefinição de processos.



          Segundo apurado pela ABIFA, o desempenho da produção de fundidos em aço é o melhor em 2018, na com-
          paração com o ferro e metais não ferrosos. Nos nove primeiros meses do ano, a produção de fundidos em aço
          já acumulava alta de 28,4% em relação a 2017. Quais nichos de mercado estão puxando essa alta?

          Girardi: Percebemos um crescimento nos setores de infraestrutura e mineração, com destaque para o mercado ex-
          terno. O mercado interno está lento e precisa reagir a novos investimentos, gerando crescimento em outros setores.



          No último Relatório de Sustentabilidade da Altona, publicado em 2018, o senhor afirma que “a sustentabilidade
          é a força motriz para a inovação, seja ela na melhoria de processos, desenvolvimento de novas tecnologias e,
          principalmente, na cultura ocupacional”. O que a Altona tem feito nesse sentido?

          Girardi: Sempre mantemos vivo o lema de ser uma empresa sustentável. Com isso, inovamos sempre nos as-
          pectos econômicos, ambientais e sociais.



          No quesito gestão ambiental, quais soluções têm sido implementadas pela Altona, para reduzir os impactos ao
          meio ambiente?
          Girardi: Inicialmente, buscamos atender os requisitos da legislação. Para tanto, fizemos diversos investimentos


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