Page 39 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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A CorpLabs já acelerou mais de 100
          startups. Alguma capaz de beneficiar
          a indústria de fundição.
          Veras: Em todos estes projetos,
          o nosso foco é a produtividade
          e soluções que reduzam o cus-
          to da indústria. Entre as  startups
          que aceleramos, eu cito aqui em
          especial a Indiwise (www.indwi-
          se.com),  que  faz  a  gestão  de  li-
          nhas de produção de manufatu-
          ra, aumentando a sua eficiência,
          a NetResíduos (www.netresiduos.
          com), que traz eficiência na ges-
          tão de resíduos por um custo       Fábio Veras, CEO da CorpLabs e presidente do SINDINFOR – Sindicato da Indústria Digital de Minas Gerais.
          muito menor para a indústria, e
          a Reaver (www.reaversolucoes.com.br), que otimiza a recuperação de valores devidos à indústria, com
          base em um sistema de inteligência artificial. O fato é que as indústrias que souberem aproveitar a agili-
          dade e soluções proporcionadas pelas startups podem encontrar caminhos novos para ganhar marketshare
          e descobrir novos modelos de agregação de valor.




          A startup é a empresa do futuro?
          Veras: Eu prefiro dizer que a startup é um método de criar valor do presente, que se refaz a cada dia pela sua
          capacidade de aprender com o próprio erro. Trata-se de um mindset, ou seja, um modelo mental que permite
          lidar com a escassez, a adaptação e a velocidade das mudanças de maneira muito mais resiliente do que uma
          grande empresa. Eu realmente recomendo às médias e grandes indústrias se envolverem com esse ecossistema
          de inovação proporcionado pelas startups. Eu mesmo já presenciei cases de startups que com a aplicação de IoT
          nas linhas de manufatura fazem a sua manutenção preditiva, prevendo paradas de máquinas com até seis meses
          de antecedência. Tudo isso com base em tecnologias de Big Data e Analytics. Vale realmente a pena conhecer
          esse novo modelo de negócio, que se desenhou a partir da “escalabilidade” da Internet e hoje é um grande alia-

          do dos setores de serviços e manufatura. g










          *As opiniões expressas pelos entrevistados não são necessariamente as adotadas pela ABIFA e pela revista Fundição & Matérias-Primas, que
          podem inclusive ser contrárias a estas.


                                                                                      FMP, SETEMBRO 2019      39
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