Page 40 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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CADERNO TÉCNICO
                                                CADERNO TÉCNICO






                      Estudo comparativo da desgaseificação do


               alumínio líquido utilizado em fundição sob pressão





               Este trabalho analisa o efeito da utilização do nitrogênio puro e da mistura de argônio e
              nitrogênio na desgaseificação da liga de alumínio silício 11% A413.0. Observou-se que o
                nitrogênio foi mais eficaz para a diminuição da quantidade de poros na fabricação de
             rodas automotivas, além de proporcionar a redução significativa do seu custo operacional.




          Maurício Mendes, Igor Pereira Franco, Marcos Dorigão Manfrinato, Luciana Sgarbi Rosino



                 s rodas de liga leve são  As ligas de alumínio silício A413  ductilidade, resistência à tração e
                 peças  produzidas  pelo  são utilizadas na fabricação de ro- resistência à fadiga no metal soli-
          Aprocesso de fundição  das automotivas, e a desgaseificação  dificado .
                                                                                       [5]
          sob pressão (FSP). Atualmente  é uma das etapas de tratamento do     A principal fonte de hidrogênio é
          elas são vistas como componen-    metal líquido realizadas nestas ligas,   decorrente da  umidade presente
          tes de engenharia inovadora, que  visando à redução da quantidade de  no ambiente . A absorção do hi-
                                                                                           [6]
          possibilitam a redução de custos  poros,  refino  dos  grãos,  modifica-  drogênio pelo metal líquido ocorre
          em processos posteriores e a di-  ção do ponto eutético e acerto da  por meio da redução do vapor de
          minuição de peso .                densidade da liga fundida.         água, tendo como fonte a sua ele-
                           [1]
          Embora  o processo  de fundição  O hidrogênio tem elevada solu-      vada solubilidade no ar, conforme
          sob pressão  possua  várias van-  bilidade no alumínio líquido, a    mostrado na equação (1) [5, 6] :
          tagens, componentes  fabricados   qual é diretamente proporcional à
          desta  forma apresentam  sérias  li-  temperatura do metal fundido, ou   H O  + 2/3Al g 1/3Al O  + 2H (1)
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          mitações em razão da presença de   seja, quanto maior a temperatura,
          porosidades.                      maior a solubilidade. Consequen-   Também há outros fatores cinéticos
          A porosidade  pode ocorrer pela  temente, há uma tendência maior     por meio dos quais o hidrogênio é
          contração do metal durante a soli- de formação de microporosidades   absorvido, como por exemplo:
          dificação ou ainda devido aos ga-  na peça solidificada. A presença de   ■ quebra da camada lamelar de óxi-
          ses, que podem estar dissolvidos  microporosidades decorrentes do    do formada sobre o metal líquido
          no metal fundido, terem sido inclu-  hidrogênio promove a redução da  ■ temperatura muito alta do metal
          sos durante a fundição da liga ou
          no preenchimento do molde .        Tab. 1 - Parâmetros utilizados na desgaseificação da liga estudada.
                                    [2]
          A porosidade diminui a resistência                       Gás utilizado                   Tempo
          mecânica, além de favorecer o sur-   CP1          Retirada antes de desgaseificar          -
          gimento de trincas e a falta de es-  CP2                    Ar-N 2                       4 min
          tanqueidade em peças que contêm      CP3          Retirada antes de desgaseificar          -
          fluidos  sob  pressão,  como  rodas   CP4                    N 2                         4 min
          automotivas de liga leve .           CP5                    Ar-N                         10 min
                                [3,4]
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          40      FMP, SETEMBRO 2019
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