Page 8 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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NOTÍCIAS
Indústria ferroviária segue em “compasso de espera”
para definir o seu rumo em 2018
utro mercado consumidor estes projetos gerarão importantes teriais para via permanente, 2018
de fundidos, cujo desem- encomendas para a indústria brasi- ainda está “em suspenso”, aguar-
Openho afeta em especial leira nos próximos anos, inclusive dando a continuidade dos investi-
as fundições de aço, é o ferroviário. para a de fundição. mentos das concessionárias Rumo,
Mas ao contrário da indústria auto- Outro importante projeto para a in- VLI, MRS e Vale, que por sua vez
motiva, neste caso a retomada está dústria nacional de carros de passa- seguem negociando com o gover-
mais lenta, pois está estritamente geiros consiste em uma licitação na no a renovação antecipada de seus
associada a ações governamentais. Argentina, para 1.352 carros, contan- contratos, que vencem em 10 anos.
Segundo Luiz Fernando Ferrari, do para isso com o apoio do governo A estimativa da ABIFER para 2018
vice-presidente do SIMEFRE – federal, por meio de financiamentos é da produção e entrega de 298 car-
Sindicato Interestadual da Indús- do BNDES. Ricardo Ochôa, 1º vice- ros de passageiros (94 para expor-
tria de Materiais e Equipamentos -presidente da ABIFER – Associa- tação), 60 locomotivas e entre 2 mil
Ferroviários e Rodoviários, para ção Brasileira da Indústria Ferrovi- e 3 mil vagões.
2018 está prevista a retomada das ária, pontua que “esta licitação será
obras da Linha 6 e o possível iní- uma das maiores do mundo nos Randon inaugura unidade
cio das obras da Linha 18, ambas últimos tempos, sendo o financia- em Araraquara
da Companhia do Metropolitano mento crucial para o sucesso das
de São Paulo, além do lançamento empresas brasileiras”. Ela acontece A Randon Araraquara já está em
do Trem InterCidades (São Paulo em maio, mas esta edição da RFMP pleno funcionamento. Com inves-
a Americana) e uma possível lici- foi fechada antes disso. timentos da ordem de R$ 100 mi-
tação do Trem Goiânia a Brasília. No que diz respeito à indústria de lhões, esta unidade tem capacidade
Caso sejam concretizados, todos vagões de carga, locomotivas e ma- para a produção de até 2 mil unida-
des por ano, entre semirreboques e
vagões ferroviários.
Nesta primeira etapa, a empresa
visa a atender à demanda da região
Sudeste do país, com a produção
de semirreboques canavieiros para
o transporte de cana-de-açúcar pi-
cada, por exemplo.
Valendo-se da infraestrutura rodo-
ferroviária da região, que coloca a
empresa mais próxima dos mer-
cados consumidores, a unidade de
Araraquara também se dedicará à
Vagão ferroviário Hopper, que será fabricado na Randon Araraquara
(Crédito da foto: M. Scalco) fabricação de vagões ferroviários. g
8 FMP, MAIO 2018