Page 39 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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agregados no âmbito da fabrica- Tab. 4 – Classificação dos corpos de prova comerciais e fabricados segundo a
ção de massa asfáltica. norma ASTM-A532.
Classificação segundo a norma
Para a extração dos corpos de Amostra ASTM A-532
prova necessários para os en- Liga A Classe III - Tipo A
saios, as seis amostras considera- Liga D Classe II - Tipo D
das foram cortadas com o uso de C1 Classe I - Tipo C
jato d’água (figuras 3a/b) e, pos- C2 Classe II - Tipo D
teriormente, tiveram suas faces C3 Classe III - Tipo A
retificadas para a obtenção de C4 Classe I - Tipo C
C5 Não atende à norma
uma superfície plana e homogê-
nea (figura 3c). C6 Classe II- TipoD
Fonte: Autor.
Por serem ligas ofertadas direta-
mente a clientes finais, tais peças
não passaram por nenhum tipo
de tratamento térmico no âmbito
deste trabalho. Isso não significa,
entretanto, que as mesmas não
tenham sido tratadas nas suas
fundições de origem.
Para a análise de tratamentos
térmicos com diferentes tempos
e temperaturas de patamar, fo-
ram fundidos 52 corpos de pro- Fig. 8: Gráfico de Dureza X Temperatura de patamar, para as ligas A e D.
vas nas dimensões de 76 x 25 x
12,7 mm. Do total das peças fa-
bricadas, 26 foram fundidas para
atender à liga ASTM A-532 classe
III tipo A, contendo 25%Cr (figura
4a). A outra metade foi fundida
para atender à liga ASTM A-532
classe II tipo D, com 20% Cr (fi-
gura 4b). Após a fundição, todas
as peças tiveram a superfície das
duas faces de maior dimensão
retificadas.
Fig. 9: A) Projeção do diagrama Fe-C-Cr para uma liga com 3%C e 15%Cr. B) Influência da temperatura de
Para a realização dos tratamentos desestabilização na quantidade de austenita retida e na dureza da liga .
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