Page 39 - Revista Fundição & Matérias-Primas
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agregados no âmbito da fabrica-    Tab. 4 – Classificação dos corpos de prova comerciais e fabricados segundo a
          ção de massa asfáltica.            norma ASTM-A532.
                                                                                  Classificação segundo a norma
          Para a extração dos  corpos de                  Amostra                         ASTM A-532
          prova necessários  para os  en-                  Liga A                       Classe III - Tipo A
          saios, as seis amostras considera-               Liga D                       Classe II - Tipo D
          das foram cortadas com o uso de                   C1                          Classe I - Tipo C
          jato d’água (figuras 3a/b) e, pos-                C2                          Classe II - Tipo D
          teriormente,  tiveram  suas  faces                C3                          Classe III - Tipo A
          retificadas  para  a  obtenção  de                C4                          Classe I - Tipo C
                                                            C5                        Não atende à norma
          uma superfície plana e homogê-
          nea (figura 3c).                                  C6                          Classe II- TipoD
                                             Fonte: Autor.
          Por serem ligas ofertadas direta-
          mente a clientes finais, tais peças
          não  passaram  por  nenhum  tipo

          de tratamento térmico no âmbito
          deste trabalho. Isso não significa,
          entretanto, que  as mesmas não
          tenham sido  tratadas nas suas
          fundições de origem.

          Para a análise de tratamentos
          térmicos com diferentes tempos
          e temperaturas de patamar, fo-
          ram fundidos 52 corpos de pro-     Fig. 8: Gráfico de Dureza X Temperatura de patamar, para as ligas A e D.
          vas nas dimensões de 76 x 25 x
          12,7 mm. Do total das peças fa-
          bricadas, 26 foram fundidas para

          atender à liga ASTM A-532 classe
          III tipo A, contendo 25%Cr (figura
          4a). A outra metade foi fundida
          para atender à liga ASTM A-532
          classe II tipo D, com 20% Cr (fi-
          gura 4b). Após a fundição, todas
          as peças tiveram a superfície das
          duas faces de maior dimensão

          retificadas.
                                             Fig. 9: A) Projeção do diagrama Fe-C-Cr para uma liga com 3%C e 15%Cr. B) Influência da temperatura de
          Para a realização dos tratamentos   desestabilização na quantidade de austenita retida e na dureza da liga .
                                                                                         [5]

                                                                                          FMP, MAIO 2020      39
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